PUBLICIDADE

Instalação de ZPE em Mato Grosso deve incrementar relações com a Rússia

PUBLICIDADE

Com a instalação definitiva da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), no município de Cáceres, o Governo do Estado e empresários mato-grossenses estão otimistas com a possibilidade concreta do incremento das relações comerciais com a Rússia, país que já se destaca como importante parceiro comercial do Estado.

A informação é do secretário-adjunto da Casa Civil, Antonio Kato, que se reuniu na manhã desta quinta-feira, em seu gabinete com o adido Comercial da Rússia, Ivan Shaytukhov. Segundo Kato, embora o projeto de criação da ZPE seja antigo, só agora ele está em vias de ser concretizado, já que os trâmites burocráticos legais estão sendo ultimados. Os produtos serão isentos durante 20 anos de impostos federais, estaduais e municipais, o que torna mais competitivos nos variados mercados.

O secretário revelou que já existe interesse, inclusive de uma indústria japonesa, em se instalar na ZPE. Neste sentido, Ivan Shaytukhov disse que seu país tem interesse especial no etanol e na madeira mato-grossenses. Ele informou que em seu país, a tecnologia de produção de etanol utiliza o trigo como matéria prima. “Como o trigo é usado principalmente na produção de muitos alimentos, estamos interessados na compra de biodiesel e etanol produzidos aqui”, disse Shaytukhov.

Antonio Kato acrescentou ainda que outro fator preponderante e atrativo para os novos investimentos é a normatização da hidrovia Paraguai-Paraná, também em vias de se concretizar, o que reduzirá custos de transporte de produtos. O secretário aventou a possibilidade de um processo de troca do trigo e seus derivados pelo etanol produzido em Mato Grosso. A efetivação do álcoolduto, de acordo com os técnicos deve estimular a produção do etanol em Mato Grosso, que em 2007 atingiu a marca de 890 milhões de litros e que tem previsão para chegar a 5 bilhões de litros entre os anos de 2009 e 2010.

Atualmente a relação comercial se centra no comércio de carne de Mato Grosso por fertilizantes russos. Mas a possibilidade de diversificação de produtos, como a soja, a madeira, e outros também serão considerados. Ele revelou também que há interesse de Mato Grosso na instalação de uma planta industrial para a produção de aviões anfíbios na ZPE e mesmo de indústrias de processamento de algodão e de empresas do segmento de engenharia ferroviária.

O evento é realizado por meio de uma parceria entre o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Casa Civil e Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Fiemt e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE