A semana será decisiva para lideranças políticas de Vera (80km de Sinop), que articulam a implantação de um frigorífico de suínos com capacidade para abater mil animais/dia, podendo chegar a três mil. O cenário desfavorável deve-se ao prazo estabelecido (até quarta-feira) para que representantes do município garantam a área para a empresa se instalar. Na sexta-feira, acionistas do frigorífico, políticos da cidade, e outros representantes, participaram de uma rodada de conversas, com o governador Blairo Maggi. As conclusões não foram animadoras.
De acordo com o prefeito eleito Moacir Giacomeli, o Executivo já manifestou interesse em comprar a fazenda Sodema (70 hectares), às margens da BR-163, em frente ao Posto Fiscal Celeste, e repassá-la para o grupo empresarial como forma de incentivo para ter o empreendimento. No entanto, segundo Giacomeli, o ‘impasse’ deve-se ao fato do proprietário da área, que reside em São Paulo, não ter interesse na venda.
“O proprietário da fazenda por hora não quer abrir mão do espaço. Até quarta-feira, se não conseguimos comprar a área perdemos o investimento”, declarou, ao Só Notícias.
A dificuldade em conseguir o local certo para o frigorífico operar pode beneficar Sorriso, que também pleitea o investimento. “[Acionistas] deixaram claro que Sorriso destinou uma área para eles, mas ainda deram uma chance para Vera”, declarou, ao Só Notícias.
O prefeito salienta também que a fazenda em negociação “é um dos únicos pontos que o empreendedor tem interesse em se implantar. É uma situção difícil”, ponderou.
Não foi confirmado o número de empregos que a unidade pode gerar nem o montante a ser investido. Sorriso também ‘disputa’ o empreendimento.