PUBLICIDADE

Inovação das empresas será discutida em fórum promovido pela FIEMT

PUBLICIDADE

Reduzir custos, agilizar a produção, desenvolver um novo produto que atenda às necessidades do mercado consumidor são alguns exemplos do que se define como inovação, uma tendência cada vez mais presente na gestão das empresas. Para discutir assuntos relacionados à inovação industrial do Estado, a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT) promove hoje o primeiro ‘Fórum de Inovação na Indústria – Mato Grosso’. O evento será gratuito, no Senai – Fiemtec, das 13h às 18h.

De acordo com o assessor técnico da FIEMT, Gustavo Albuquerque, a iniciativa para a realização do Fórum veio da necessidade de sensibilizar empresários de todos os segmentos da indústria mato-grossense. “Ainda são poucas empresas que adotam iniciativas inovadoras em seus modelos de gestão, processos, produtos, serviços ou tecnologia, e que precisam ser incentivadas”, afirma. O Fórum irá levantar as políticas de inovação voltadas as necessidades da indústria regional, além de apresentar e promover propostas para políticas de inovação estadual e nacional envolvendo empresas industriais, associações, agentes públicos e pesquisadores.

Para o coordenador do Instituto Euvaldo Lodi – MT, instituição ligada a Fiemt, Éber Capistrano, a inovação é o principal fator de crescimento de uma empresa. “A inovação destina-se a dar mais competitividade a uma tecnologia, ou descoberta tecnológica, de um produto ou processo, ampliando a sua parcela de mercado e, assim, agregando valor econômico e lucratividade”, explica. Segundo Éber, é muito importante que as empresas do Estado comecem a adotar medidas inovadoras para manterem-se no mercado.

PROGRAMAÇÃO – Palestras, debates, apresentação de casos de sucesso regionais e propostas para inovação na indústria farão parte da programação do Fórum. A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) irá mostrar programas de desenvolvimento e apoio às empresas de Mato Grosso – o ‘PRODECIT – Programa de Desenvolvimento Científico Tecnológico de Mato Grosso’ e o ‘PAPPE -Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas’, apresentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT). Além disso, o Banco do Brasil irá apresentar o Fundo de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) voltado para iniciativas de inovação.

O representante da Confederação Nacional das Indústrias, Maurício Mendonça, irá falar da ‘Lei de Inovação – Aspectos Gerais da Inovação do Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria’. Propostas para as indústrias serão levantadas pelo pesquisador da

Universidade Federal de Mato Grosso, Flávio de São Pedro Filho. O Núcleo de Inovação e Design Moveleiro de MT – Móvel Design, do Senai e o Projeto Coorimbatá, da UFMT, serão apresentados como casos de sucesso da região. Para finalizar, será realizado um debate sobre o tema.

A participação no Fórum será gratuita e com vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas na Fiemt pelos telefones (65) 611-1582 611-1618, ou pelos e-mails [email protected] e [email protected]. Outras informações, como a programação completa, poderão ser encontradas no site www.fiemt.com.br

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...
PUBLICIDADE