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Iniciativa privada gerenciará praças de pedágios em rodovias

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O governo autorizou a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) a abrir processo licitatório, na modalidade concorrência para definir empresas particulares que, em 2010, serão responsáveis pela administração das praças de pedágio localizadas nas rodovias estaduais pavimentadas. A gerência, anteriormente exercida pelo Estado, passará às mãos da iniciativa privada. Os motivos responsáveis pela mudança não foram especificados pelo poder público.

Estima-se que ainda neste mês os ritos burocráticos comecem. No entanto, a previsão é que sejam finalizados somente no próximo ano levando-se em conta os prazos de inscrição, julgamento, avaliação de recursos dos interessados. A concessão será válida por 240 meses, contados a partir da data da transferência de controle do sistema existente à concessionária, mediante termo de entrega, e se encerrará com a formalização do respectivo termo de devolução à secretaria.

A iniciativa privada administrará as praças de pedágio implantadas entre a MT-242, MT– 449/010/388 e MT-235. Na MT-242, por exemplo, a vencedora do certame será responsável por gerir 83,80 km. Este número é a somatória dos 66km existentes entre o trecho Sorriso (entroncamento BR-163) e Ipiranga do Norte, além do segmento rodoviário MT-491 (entroncamento da MT-242 e até o km 17,8).

Na MT–449/010/388 são 148,33 quilômetros inseridos entre Lucas do Rio Verde (Entroncamento BR-163) – Groslândia – Entroncamento MT-449/MT-010 – Entroncamento MT-010/MT-388 – Tapurah – Ana Terra, na extensão de 123,13 quilômetros e mais 25,2 quilômetros no segmento MT-484 (Entroncamento da MT – 449 até o rio Divisão), com 25,2km.

Também na MT-242 há outros 141,60 quilômetros. Esta extensão compreende os 82,6km entre Nova Ubiratã-Sorriso (entroncamento BR-163); 52km no segmento entroncamento MT-338  até  entroncamento MT-242 e mais 7km localizados entre o entroncamento MT-493 ao Distrito de Boa Esperança.

A quarta praça de pedágio está localizada na MT-235. Os novos titulares serão responsáveis por uma extensão de 113km entre Nova Mutum (entroncamento BR-163) até Santa Rita do Trivelato.

 

 

 

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