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Inflação reduz consumo de alimentos nos lares do país

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A alta dos preços nos últimos meses, principalmente dos alimentos, pesaram no bolso do consumidor e levaram a uma redução do consumo nos lares brasileiros. O volume de compras para abastecimento domiciliar, de alimentos, bebidas, higiene pessoal e limpeza no primeiro trimestre de 2008 caiu 4% em relação aos três últimos meses de 2007, revela uma pesquisa da LatinPanel. A retração do consumo foi puxada pelos alimentos, com queda de 6% no mesmo período de comparação. Já as bebidas tiveram redução de 3%, os produtos de higiene pessoal 2% e os de limpeza permaneceram estáveis.

Na comparação do primeiro trimestre de 2008 com o acumulado de janeiro a março de 2007 a queda é pequena, em torno de 1%. “É quase uma estabilidade. O que chama a atenção é a desaceleração quando se compara o primeiro trimestre com o último de 2007”, diz a gerente de atendimento e responsável pela pesquisa da Latin Panel, Maria Andréa Ferreira Murat. “Mesmo que se desconte o efeito da sazonalidade de fim de ano é visível que o consumo caiu com os reajustes”.

Os preços subiram em média 3% nos primeiros três meses do ano em relação ao último trimestre de 2007 e estão 7% acima do primeiro trimestre do ano passado. A pesquisa abrange 75 categorias de produtos é feita regularmente em cidades acima de 10 mil habitantes, numa amostra que representa 81% dos lares brasileiros. As classes C, D e E foram as que mais reduziram o consumo no início do ano. A compra de alimentos na baixa renda teve queda de 7% em relação ao último trimestre de 2007.

O consumo de bebidas na classe C caiu 5% e o de produtos de higiene, 4%. Mesmo as camadas de maior poder aquisitivo sentiram os efeitos da inflação. Nas classes A/B a compra de alimentos caiu 5% no primeiro trimestre de 2008 na comparação com os três últimos meses de 2007. Na média a queda foi de 2%. Na classe C, no mesmo período, a redução média de consumo foi de 5% e na classe D/E a queda foi de 4%. “A classe C sente mais a alta dos preços porque foi aquela que mais aumentou o consumo, que teve uma melhoria efetiva e quando sente uma mudança no cenário volta rapidamente a padrões anteriores”.

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