sábado, 18/maio/2024
PUBLICIDADE

Inflação de Sinop nos últimos 9 anos superou a média nacional

PUBLICIDADE

Pesquisas do departamento de Economia da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso) mostraram que as variações de preços locais e nacionais foram semelhantes nos meses de janeiro e fevereiro (respectivamente 0,34 e 0,74% para o Índice do Custo de Vida em Sinop -ICVS-, frente a 0,44 e 0,73% do INPC e, no mês de abril, a média de variação dos preços nacionais foi significativamente superior à variação local. Sendo que o ICVS apontou uma alta de 0,41% e o INPC apontou uma majoração de 0,91% da média dos preços a nível nacional.

A primeira vista, tem-se a impressão de que o menor aumento dos preços locais deve-se a crise pela qual o município e região estão passando. Mas através do estudo de nove grupos de consumo verificou-se muitas variações de preços. Para tentar descobrir o porque dessas variações médias nacionais, o Departamento de Economia da Unemat realizou uma pesquisa de preços comparando os atuais aos de 9 anos atrás.

O Departamento de Economia explicou que, através de um levantamento feito pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário (Siticom), que publicava em seu informativo uma tabela com os preços e quantidades de 15 produtos alimentícios, levantados junto a dois supermercados de Sinop, no ano de 1996, comparou os preços dos mesmos produtos este ano.

Para adquirir os produtos listados em 1996, o consumidor desembolsaria a quantia de R$ 53,05. Já em 2005, o consumidor teria que desembolsar R$ 127,48. Isto significa uma inflação de 140,3% em Sinop, durante 9 anos. No mesmo período, a inflação nacional foi de 103,53%. Logo, na amostra analisada, os preços praticados em Sinop superaram em 36,77% a média dos preços nacionais.

“Evidentemente, a amostra utilizada para a análise é reduzida (apenas 15 produtos do segmento alimentício) e não necessariamente reflete o comportamento médio da evolução dos preços dos demais segmentos. Porém, servem como parâmetro para comparações com a evolução dos preços nos demais setores da economia”, explica o professor Paulo Korbes, chefe do Departamento de Economia.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso tem menor taxa de desemprego do país, segundo IBGE

Mato Grosso registrou a menor taxa de desemprego do...

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em maio e junho

Cerca de 4,4 milhões de trabalhadores com carteira assinada...

Sinop: Antoniolli se licencia e Paludo assume presidência do Sindusmad

O vice-presidente Diogo Paludo assumiu, interinamente, a presidência Sindicato...
PUBLICIDADE