PUBLICIDADE

Indústrias recebem consultoria do Senai-MT sobre gestão de qualidade

PUBLICIDADE

Aprimorar os sistemas de gestão, promover a eficiência produtiva e a inovação tecnológica das indústrias mato-grossenses. Esta é a diretriz do Programa Mato-grossense da Qualidade (Quali-MT), que este ano irá oferecer consultorias a 76 empresas por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT). O Quali-MT integra os dez projetos do Programa Indústria em Ação 2010 e visa preparar as empresas para alcançar a excelência nos processos e obter patamares internacionais de competitividade, desenvolvendo ações voltadas para a implantação e o aprimoramento de sistemas de gestão, com foco na certificação ISO 9001:2008 e no Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ).

Uma das metodologias que o Quali-MT utiliza para avaliar o aprimoramento dos sistemas de gestão é a premiação nas categorias Ouro, Prata e Bronze. Este ano, quem levou Ouro foi a Renosa, em evento realizado no mês de março com participação de todas as indústrias participantes. "O Quali-MT é fundamental para mostrar às indústrias do Estado a importância dos investimentos em gestão para o sucesso do negócio", disse, na ocasião, o diretor gerente da Renosa, Luiz Carlos Rodrigues. Para 2010, o Quali-MT conta com investimentos de R$ 787,37 mil para atendimento de 79 serviços técnicos e tecnológicos do Senai-MT. Desde que foi criado, há três anos, o programa ganhou solidez e credibilidade, conseguindo dobrar o número de indústrias participantes no período. A iniciativa começou com 40 empresas, em 2007, e alcançou 83 indústrias em 2009.

"O Quali-MT tem atuado como ferramenta indutora do desenvolvimento da cultura administrativa, por meio do aprendizado organizacional, da liderança, da visão de futuro, da responsabilidade social e da valorização das pessoas. Com isso, contribui para o fortalecimento das empresas a partir da implantação de sistemas de gestão que incentivem a eficiência produtiva e a inovação tecnológica", explica o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Gomes de Figueiredo.

O diretor do Senai-MT acrescenta que as ações do Quali-MT tem foco em oito critérios de excelência (liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimentos, pessoas, processos e resultados), que ajudam as empresas a aumentar a credibilidade, a melhorar a capacitação de trabalhadores e a entender melhor as exigências do mercado.

Este ano, o PIA tem 10 projetos aprovados nas áreas de gestão, meio ambiente, desenvolvimento tecnológico, segurança do trabalho, alimentos e bebidas, vestuário e inclusão social. O Programa é uma iniciativa do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), desenvolvido em parceria com o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme). Criado em 2007, o PIA atua em três frentes: qualificação profissional de trabalhadores, capacitação empresarial e desenvolvimento tecnológico. Para este ano, os investimentos aprovados são de mais de R$ 4,5 milhões.

Dos 10 projetos aprovados, nove são do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MT): Programa de Gestão Industrial, Quali-MT, Pró-Indústria, Alimentec, Eventos Técnicos, Boas Práticas de Segurança na Indústria, Meio Ambiente e Madeira, Vestêxtil e Gerenciamento Ambiental. O outro é o Fórum IEL Gestão Empresarial, desenvolvido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MT). Desde 2007, quando foi criado o PIA, aproximadamente 26 mil trabalhadores foram capacitados nas indústrias. Com os projetos de 2010, a meta é chegar ao número de 30.542 pessoas qualificadas por meio dos projetos do SENAI-MT.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE