PUBLICIDADE

Indústriais de MT deixam de pagar Taxa de Serviços Estaduais

PUBLICIDADE

A Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) esteve à frente de mais uma conquista importante para os industriais do Estado. Após movimentar o judiciário na defesa dos interesses dos filiados, a instituição obteve sentença favorável garantindo o afastamento da exigência da cobrança da Taxa de Serviços Estaduais (TSE) que era exigida a todo contribuinte no momento da emissão de documentos de arrecadação.

Atuando somente como um intermédio para o pagamento de outros tributos como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), a Taxa de Serviços Estaduais se configurava como um gasto a mais ao contribuinte. De acordo com a sentença proferida pela Vara de Fazenda Pública de Cuiabá e acatada pelo Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, o pagamento da referida taxa se mantinha como uma afronta, já que o empresário era obrigado a custear um documento de arrecadação para recolher outro tributo.

Com o reconhecimento da legitimidade do pedido da Fiemt, todas as indústrias sediadas no Estado estão desoneradas de arcar com este pagamento, que pode variar de 0 a 2 na Unidade Padrão Fiscal (UPF-MT), que é atualizada semestralmente e até junho deste ano tem o valor de R$ 34,82.

"A conquista deste incentivo fiscal é um grande passo que beneficia o desenvolvimento de Mato Grosso e pode auxiliar ainda mais no crescimento promissor do setor industrial nos próximos anos", avalia o presidente em exercício do Sistema Federação das Indústrias em Mato Grosso (Sistema Fiemt), Jandir Milan, que também alerta os empresários para o fato da decisão ter efeito retroativo. "O industrial, via pedido de restituição judicial, pode requerer o ressarcimento destes tributos que foram cobrados indevidamente nos últimos 05 anos".

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE