PUBLICIDADE

Indústria começa produzir biodiesel para ANP em Lucas R. Verde

PUBLICIDADE

Lucas do Rio Verde deve começar em breve, a fornecer biodiesel para a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A unidade da Fiagril já garantiu a venda de 23 milhões de litros, nos dois últimos leilões, e a expectativa é que esse volume seja ampliado, já que a capacidade de produção é de 132 milhões de litro ao ano.

A fábrica começou a operar esta semana, empregando 52 pessoas, mas ainda estão sendo feitos alguns ajustes. A expectativa, segundo o gerente administrativo Francisco Flores, é que, na semana que vem, trabalhe com maior celeridade. O biodiesel está sendo produzido do óleo de soja degomado e sebo bovino, que existem em grande escala na região. Cerca de 10% da matéria-prima é adquirida de pequenos produtos, cumprindo a determinação do ‘selo combustível social’.

Hoje, Lucas do Rio Verde já possui uma fábrica de biodiesel em operação. É a Cooperbio Verde – Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Luverdenses. Porém, toda a produção é revertida aos próprios cooperados, para uso nas lavouras. Em contra-partida, estes fornecem a matéria-prima para produção.

Atualmente, existem unidades operando em Sinop, Sorriso, Barra do Bugres, e outros municípios mato-grossenses, mas ainda são poucos. O biodiesel é apontado como uma alternativa ao óleo diesel, por ser um combustível que não polui o meio ambiente, sendo fonte de energia renovável. Também pode ser feito do óleo de soja, girassol, dendê, entre outros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE