Uma delegação de técnicos da Indonésia chega a Mato Grosso na próxima quarta-feira, com o objetivo de conhecer as ferramentas tecnológicas que o Estado está utilizando para a gestão e monitoramento das ações ambientais. Esta será a segunda visita de uma delegação daquele país ao estado. A primeira missão oficial ao Brasil, chefiada pelo vice-ministro das Florestas, Boen Mochtar, aconteceu em junho do ano passado, quando os indonésios vieram conhecer a estratégia brasileira para o monitoramento da cobertura florestal, os instrumentos nacionais para o controle do desmatamento e trocar experiências sobre temas relacionados ao setor florestal.
Desta vez, a delegação composta por técnicos do Ministério de Florestas da Indonésia vem conhecer as atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) na área da gestão florestal, o Sistema Informações dos Recursos Florestais (FRIS), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Tecnomapas.
Na Sema, a comitiva tem agendadas reuniões com os técnicos da Superintendência de Gestão Florestal (SGF) e suas coordenadorias. O estado vem se tornando um exemplo de tecnologia de fiscalização e monitoramento em razão das ações efetivas implantadas a partir do aprimoramento dos instrumentos utilizados na gestão ambiental.
Na coordenadoria de Controle Processual, eles vão conhecer o procedimento para a concessão de Licenças e Autorizações; na Coordenadoria de Georeferenciamento, o funcionamento do importador de shapes, análises nos meios digitais, sobreposições e dinâmica de desmatamento; na Coordenadoria de Licenciamento de Propriedades Rurais, a análise dos processos para obtenção das Licenças Ambientais; na Coordenadoria de Recursos Florestais, os Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) e os Planos de Exploração Florestal (PEF), além das ações que envolvem vistorias; na Coordenadoria de Reflorestamento, o plantio florestal para reposição de áreas degradadas e seu monitoramento; na Coordenadoria de Gestão do Fogo, as atividades de autorização e controle de queima controlada e os serviços de prevenção e combate a incêndios florestais; na Coordenadoria de Vistoria e Monitoramento, as atividades de vistorias no âmbito da SGF; e na Coordenadoria de Controle de Recursos Florestais, o controle e regulação das atividades de transporte, beneficiamento, industrialização, comercialização e consumo de produtos florestais, além da emissão de guias Florestais pelo Sistema Sisflora.
No Ibama os técnicos pretendem conhecer o funcionamento dos níveis federal e estadual do órgão, com o objetivo de buscar subsídios para a implementação do Sistema de Inventário de Recursos Florestais (FRIS) nos estados da Indonésia e, a questão das parcerias estabelecidas com outras instituições na divisão de responsabilidades e tarefas ligadas ao controle ambiental.
A delegação visitará ainda a Tecnomapas para conhecer o trabalho desenvolvido no âmbito da terceirização de atividades de mapeamento e desenvolvimento de bases de dados, bem como os recursos técnicos e procedimento utilizados pela empresa.
A delegação da Indonésia chega na próxima quarta-feira e permanece em Cuiabá até a sábado, quando embarca para Brasília, pela manhã.
A Indonésia é o maior arquipélago do mundo, com cerca de 17,5 mil ilhas e muitas florestas. Um de seus principais problemas ambientais é o desmatamento das áreas de floresta. Na visita a Mato Grosso, o país busca exemplos de gestão ambiental para servirem de suporte para a implantação de um programa nacional.