A quantidade de contas atrasadas inseridas no sistema Crediconsult (de concessão de crédito) voltou a superar o volume das que foram pagas, em Sorriso, no mês passado. Houve 708 inclusões e 656 acertos de contas vencidas, segundo levantamento da Associação Comercial e Empresarial (Aces) elaborado entre os dias 28 de julho a 27 de agosto. No balanço passado (que corresponde às empresas filiadas a entidade), concluído até 27 de julho, as regularizações somavam 745 e, as inserções, 635.
Só Notícias apurou que as consultas feitas pelas empresas antes de realizarem as vendas ultrapassaram 4 mil, sendo o Pefin (pendências financeiras), com a maior utilização: 1.653. Em seguida, aparecem Serasa e Ciac Estadual, com cerca de 1,2 mil em cada. Há ainda as consultas feitas em outros sistemas.
O acréscimo, a exemplo de outras cidades, está relacionado principalmente pelo incremento nas vendas devido as comemorações ao dia dos pais. Em Alta Floresta, por exemplo, foram registradas 2.947 contas atrasadas e 2.001 regularizadas. Já em Sinop, somaram 2.157 débitos inadimplentes e 1.821 regularizados.