A incubadora de empresas de Sorriso é uma das três que assinará convênios com
com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para receber recursos destinados a investimentos em ações mercadológicas.
As incubadoras foram selecionadas no edital de apoio aos empreendimentos inovadores lançados pelo Sebrae em setembro de 2005 com objetivo de fomentar ações de acesso à mercados para empresas incubadas, como feiras elaboração do plano de marketing, adequação dos produtos à demanda do mercado e outros. Os três convênios que devem ser assinados este mês totalizarão R$ 306 mil.
Atualmente, existem seis incubadoras de empresa atuando em Mato Grosso. A incubadora de Sorriso tem seis empresas. Elas auxiliam as pequenas empresas no gerenciamento e incorporação de tecnologia aos produtos, processo e serviços. O processo de incubação é feito em duas etapas. Um período de pré-incubação, no qual o empreededor tem a oportunidade de amadurecer seu plano de negócio, definindo o empreendimento com estudo de viabilidade técnica e financeira até sua implementação, na etapa de incubada, elas já trabalham formas de reestruturar o negócio ou investir em outras áreas.
Para o desenvolvimento das ações, as incubadoras têm o apoio dos centros tecnológicos onde estão locadas, das prefeituras locais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso e Sebrae, informa a assessoria.