O projeto de extensão industrial exportadora (PEIEX) será apresentado hoje, às 19 horas, no auditório da Associação Comercial e Empresarial (ACES). O presidente do Sindicato das indústrias Madeireiras de Sorriso, Clomir Bedin, disse que o projeto vai proporcionar novas alternativas ao setor. “A madeira perdeu espaço e o projeto vai auxiliar para que possamos buscar outros nichos no mercado”, destacou. O PEIEX visa atender indústrias madeireiras e moveleiras, com consultorias e suporte tecnológico, para introduzir melhorias essenciais para o desenvolvimento industrial, como o aumento da produtividade e melhoria na comercialização do produto, tanto micro, pequenas e médias empresas.
O setor movimentou cerca de US$ 4.896.497 e representou cerca de 10% nas exportações de Sorriso, em 2005. Mas, segundo o presidente do sindicato, atualmente as empresas trabalham com apenas 50% da capacidade. “Não são apenas os problemas ambientais que afetam a atividade, mas a morosidade na transferência da gestão do Ibama para a Sema, e a retração do mercado interno”, enfatizou.
O PEIEX já foi lançado em Sinop, em março, e atenderá 252 empresas de 10 municípios da região, entre eles Sorriso. Os trabalhos serão desenvolvidos com apoio de técnicos treinados pelo Serviço de Aprendizagem Nacional da Indústria (SENAI), por um período de 14 meses. Os recursos para a execução do projeto, R$ 800 mil, foram liberados pelo Ministério de Desenvolvimento, Secretaria Estadual de Indústria, Comércio, Minas e Energia, e Senai.
Além do sindicato, os trabalhos terão apoio da Prefeitura Municipal, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Aces.