A inadimplência do consumidor de Cuiabá recuou 0,6% em setembro em relação ao mês anterior, de acordo com levantamento da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Os dados foram divulgados na terça-feira (31) pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat). Em Mato Grosso, na variação mensal o número de inadimplentes também recuou 0,6%.
No entanto, no acumulado de 2017 até setembro e na comparação anual, o número de inadimplentes subiu no Estado e na Capital. Em Cuiabá, o percentual de inadimplentes cresceu 6% desde setembro do ano passado, enquanto Mato Grosso acumulou alta de 10,7%. Já este ano, os números aumentaram 2,4% em Cuiabá e 4,9% no Estado.
O presidente da Facmat, Jonas Alves, explica que os altos números registrados na variação anual podem ser resultado da adesão de novas empresas ao serviço de proteção ao crédito. “Temos feito um trabalho conjunto de divulgação dessa ferramenta junto aos empresários para que eles utilizem o serviço, por isso também ainda registramos alta na inadimplência na variação anual e uma queda mensal inferior à do país”, explica.
Para ele, os resultados demonstram que a inadimplência vem caindo nos últimos meses, resultado da evolução econômica e do aumento da renda das famílias. “Mato Grosso está melhor do que o Brasil nesse resultado. O Estado deve crescer 5,5% em relação ao PIB esse ano, mais do que o país. Significa que a geração de renda está melhor e que estamos indo em direção à retomada econômica”, avalia Jonas Alves.
O levantamento também aponta melhora na recuperação de crédito no Estado, onde o índice evoluiu 8,1% no decorrer de um ano. Já na capital, a recuperação do crédito caiu 3,5% no mesmo período, embora em 2017 já tenha apresentado alta de 12,1%.