A inadimplência Sinop, mês passado, totalizou 2.223 registros na lista negra do crédito. Por outro lado, 1.174 contras atrasadas foram pagas e os devedores saíram da lista negra do SPC. Os dados são da Câmara de Dirigentes Lojistas e totalizam, no trimestre, 6,2 mil inclusões e 3,3 mil regularizações.
Conforme Só Notícias informou, a quantidade de inclusões na lista negra do crédito não significa que seja o montante de pessoas com débitos. Isto porque um consumidor pode parar no Serasa mais de uma vez, bastando, por exemplo, estar devendo em lojas distintas ou em apenas uma.
O registro de inadimplentes teve leve queda quando comparado com fevereiro, na ocasião, foram 2.329 inclusões. Já nas regularizações, teve pequena alta, já que no segundo mês do ano foram 1.149 cancelamentos. Em janeiro, a CDL aponta que foram 1.665 inclusões e 985 regularizações.
Quando comparado os números de março com o mesmo período do ano passado, este teve aumento de aproximadamente 6,5% nas inclusões já que em 2008, foram feitas 2.086 registros. Já nas regularizações, houve queda de aproximadamente 12% – em março de 2008 foram cerca de 1,3 mil regularizações.
Nas consultas ao Sistema de Proteção ao Crédito, os dados apontam que cerca de 12,3 mil consultas foram realizadas pelas lojas antes de confirmarem a venda de seus produtos. Desde janeiro, os números totalizam 36,1 mil. Já nas consultas de cheques, no mês passado foram realizadas pouco mais de 5 mil. Desde janeiro, foram 13,6 mil.