Os números registrados pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Sinop, no mês de abril, não são muito positivos para uma parcela significativa do comércio sinopense. Diferente de 2005, em que o mês registrou um dos menores índices de inadimplência do ano, em Sinop, este ano apresentou um aumento considerável. É o que aponta o relatório do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Houve um crescimento de 53% no número de novos devedores inclusos na lista negra do crédito, em abril, em comparação com 2005. As empresas filiadas a CDL informam, mensalmente, os clientes que deixaram de pagar prestações do crediário e acabam inclusos no SPC. Só quando pagam a conta é que a restrição acaba. Este ano, 4.211 novas inclusões de devedores inadimplentes foram registradas. No mesmo período do ano passado foram apenas 2.750.
Os números também apontam que houve um crescimento de 15% na inadimplência durante o mês, em relação ao índice registrado no mês de março, diferente de 2005, quando os registros no mês de abril tiveram queda de 28% em relação ao mês de março. Entre janeiro e março, o município teve redução nos registros no SPC, depois de encerrar 2005 com altos índices de inadimplência.
Desde janeiro, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) recebeu 11.510 novas inclusões do comércio sinopense. Só Notícias apurou que, no mesmo período do ano passado, foram 11.403 inclusões. Acompanhando o crescimento na inadimplência, o número de consultas também aumentou em abril. Este ano foram registradas 16.446 consultas no SPC, contra 14.766 no ano passado, ou seja, teve um aumento de 11%.