PUBLICIDADE

Inadimplência cresce 52% em um ano em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Entre pessoas jurídicas o aumento foi de 33%. Entre janeiro e junho do ano passado eram 1.519 inadimplentes, já este ano somaram-se 2.030. As dívidas saltaram de R$ 1.191.547,76 para R$ 3.479.908,97. Em relação às pessoas físicas endividadas o aumento é ainda maior: 52%. Entre janeiro e junho de 2015, havia 51.189 inadimplentes, enquanto em 2016 somaram-se 78.089.

Acompanhando, houve uma redução de 32% de pessoas jurídicas que saíram da dívida e de queda de 18% de pessoas físicas. Para o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso (Facmat), Jonas Alves de Souza, essas relações refletem a realidade do Estado e a dificuldade das pessoas em honrar compromissos. “Tudo isso exige cautela na concessão de crédito. O objetivo do crédito é fazer a máquina girar, mas é mais delicado nestes momentos em que o desemprego e a inflação são maiores”.

Os números exigem que os comerciantes sejam criativos e tentem tornar a clientela fiel. “Para isso, está todo mundo procurando ser mais eficiente no serviço, nos produtos, na qualidade de atendimento”, garante o presidente da Facmat.

A expectativa da Federação, que está presente em 53 municípios mato-grossenses, é que para o segundo semestre haja uma melhora nos índices. “Ainda será um semestre de estabilização econômica. Mas, em 2017, nossas previsões são de que haja um pequeno crescimento nas vendas e que as pessoas consigam quitar suas dívidas com mais facilidade”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nota MT beneficia mais de 159 mil contribuintes com desconto no IPVA

Os proprietários de veículos mato-grossenses que participam do Nota...

Sorriso fecha ano com mais de 4,4 mil novas empresas

Sorriso ganhou 4.499 novas empresas, de janeiro a novembro,...

Taxa de desemprego chega a 5,2%, a menor desde 2012

A taxa de desemprego no trimestre encerrado em novembro...
PUBLICIDADE