sexta-feira, 21/junho/2024
PUBLICIDADE

Inadimplência chega a 3,94% no varejo em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Em Mato Grosso, a inadimplência motivada por vendas no crediário ficou abaixo da média nacional nos últimos 4 meses. De acordo com o sistema Meu Crediário, as lojas do Estado registraram índice de 3,94% no período analisado, ante a média de 4,27% no país. O crediário é uma forma de financiar as compras em mais parcelas do que um cartão permite e é oferecido por redes de lojas que atuam no varejo brasileiro.

Nos últimos anos, o famoso crediário vem sendo substituído por cartões de crédito, agora associados a bancos e financeiras. De acordo com o CEO do Meu Crediário, Jeison Schneider, Mato Grosso ainda é uma praça nova para este sistema, que passou a vigorar no Estado neste 2º semestre de 2017. Contudo, existem lojas que realizam mil operações mensais de vendas no crediário. Em dezembro, há estabelecimentos comerciais no Estado que apresentam crescimento de 74% no faturamento em comparação com novembro, completa Schneider ao analisar a movimentação sazonal de fim de ano.

“O lojista da região perdeu o medo de financiar seu próprio cliente. É comum o mercado comparar o uso do cartão de crédito com carnê. Neste último, o lojista tem oportunidade de trazer o cliente de volta à loja. Com a retração econômica e a restrição do crédito bancário verificamos que 70% das lojas que procuraram nosso sistema ainda não possuíam crediário próprio, mas queriam implantar”, ressaltou.

Segundo Schneider, a demanda foi aquecida por consumidores que passaram a utilizar o cartão de crédito para aquisição de itens básicos, como medicamentos e combustíveis, tendo que recorrer ao crediário para compra de calçados, confecções e eletrodomésticos.

Panorama nacional entre as lojas que utilizam o sistema Meu Crediário, Minas Gerais é estado o que concentra o menor índice de inadimplência (0,88%). Em seguida estão Piauí (1,01%), Goiás (2,88%) e Santa Catarina (2,97%). A inadimplência média nacional das lojas que trabalham com o Meu Crediário está em 2,64% nos últimos 180 dias.

O sistema Meu Crediário auxilia os varejistas a oferecerem a opção de pagamento a prazo via carnê em seus estabelecimentos. Em 2017, o sistema cresceu 300% em quantidade de lojas atendidas no país, em comparação com 2016.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum define nova área para pesquisas no agro

A prefeitura outorgará a concessão de terreno público (arrendamento)...

Vendas no comércio varejista em Mato Grosso voltam a aumentar

As vendas no comércio varejista em Mato Grosso tiveram...

Empresas em Diamantino contratam 560 profissionais e em são Nova Mutum 176

Em Diamantino, empresas e indústrias ofertam 560 vagas de...
PUBLICIDADE