quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Importações em Sinop crescem 1.800% no primeiro semestre, aponta ministério

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: divulgação/arquivo)

O município de Sinop registrou um aumento de 1.800% no valor de importação no primeiro semestre de 2019 em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do , Comércio Exterior e Serviços, que faz análise das compras e vendas para o mercado externo. As compras dos 14 importadores cadastrados em Sinop saltaram de US$ 2,6 milhões entre janeiro e junho de 2018 para US$ 51,4 milhões neste semestre.

As compras são, quase 90%, de fertilizantes e produtos químicos para produção de adubo utilizado na agricultura, mas percebe-se um movimento da indústria, que tem importado maquinário para processar os produtos agrícolas. A Rússia (48%), a China (20%) e a Alemanha (18%) são os principais fornecedores.

Por outro lado, as exportações de Sinop também cresceram e ficaram 65% maior do que o primeiro semestre do ano passado. O salto foi de 252 milhões de dólares para 416 milhões de dólares. Mesmo com o crescimento das importações, o saldo da balança comercial e favorável, com superávit de 364 milhões de dólares.

O produto mais vendido pelos sinopenses foi a soja, com 83% da participação. O milho chegou a 13% e o restante das exportações é com madeira e carne. China (28%), Espanha (12%), Turquia (11%), México (8,7%) e Holanda (6,1%) são os principais destinos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

INSS começa a pagar hoje décimo terceiro antecipado

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro...

Empresas em Sorriso ofertam 176 vagas de empregos

Na capital do agronegócio, empresas e indústrias estão contratando...

Empresas de Colíder contratam 35 novos profissionais

Empresas e indústrias de Colíder ofertam 35 novas vagas...
PUBLICIDADE