quinta-feira, 25/dezembro/2025
PUBLICIDADE

Implantação da Nota fiscal eletrônica pode ser prorrogada

PUBLICIDADE

Começou a vigorar ontem, a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) para as operações descritas no artigo 198-A do Regulamento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços. Porém, quem tiver dificuldades para aderir ao novo sistema poderá solicitar a prorrogação do prazo à Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz).

As empresas devem elaborar um requerimento apresentando as dificuldades, informar a média mensal de notas fiscais emitidas na versão 1 e 1A, dar um parecer se vai usar a NF-e ou desenvolver uma solução para o problema em questão e protocolar o requerimento na agência fazendária do domicílio fiscal do contribuinte.

O documento será analisado pela Sefaz que vai verificar a possibilidade de autorizar a prorrogação. É necessário solicitar o credenciamento junto ao portal estadual da NF-e para realizar os primeiros testes envolvendo a operação conjunta entre o sistema da empresa e o sistema da Sefaz.

A nota passou a ser exigida dos segmentos de transportadores e revendedores retalhistas (TRR); comércio atacadista em geral; frigoríficos e indústrias de bebidas; comércio ou indústria madeireira ou moveleira; comércio, indústria ou exportação de soja; estabelecimentos que realizem operações interestaduais ou de exportação com açúcar, álcool, algodão, arroz, borracha, couro bovino, laticínios, madeira, milho, soja, de cigarros e combustíveis.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo federal anuncia conta de luz com menor tarifa em janeiro

O ano de 2026 começará sem custo extra na...

Governo libera saldo do FGTS retido pelo saque-aniversário

O governo federal publicou uma medida provisória hoje liberando...

Mais de 141 mil ainda não sacaram abono salarial; veja como consultar

Um total de 141.628 trabalhadores ainda não sacaram o...
PUBLICIDADE