Influenciado pelas férias escolares, o período de julho rendeu dois recordes à internet brasileira. O país registrou no mês passado o maior volume de internautas residenciais (23,7 milhões de pessoas) e maior tempo de médio de navegação (24 horas e 54 minutos por pessoa). Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (27) pelo Ibope/NetRatings.
Em julho de 2007, o país tinha 18,5 milhões de internautas residenciais –ou seja, houve crescimento de 28% em um ano. O número também é 3,5% maior se comprado a junho deste ano. Nesta categoria, o Ibope considera apenas internautas que acessaram a rede ao menos uma vez de casa.
O internauta residencial brasileiro também ficou 1 hora e 42 minutos a mais on-line do que em junho, em média. É o maior patamar alcançado desde o início da pesquisa, em setembro de 2000.
De acordo com a metodologia do Ibope, o Brasil possui o internauta residencial que mais tempo fica na rede. Os países que mais se aproximaram do tempo brasileiro são Alemanha (21 horas e 6 minutos), os Estados Unidos (20 horas e 50 minutos), a França (20 horas e 17 minutos) e o Japão (19 horas e 21 minutos).
Dados relativos ao primeiro trimestre deste ano apontam que 41,5 milhões de pessoas com 16 anos ou mais dizem ter acesso à internet de qualquer ambiente –casa, trabalho, escola, LAN houses etc.
A internet também foi o meio de comunicação que mais cresceu, percentualmente, em investimento publicitário no Brasil durante o primeiro semestre deste ano. A rede faturou R$ 321 milhões no período, uma alta de 45% em relação ao ano passado. Os dados são do projeto Inter-Meios, que mede o faturamento de empresas de mídia.
O avanço da web, tanto em audiência quanto em publicidade, afeta o desempenho da TV, maior meio de comunicação do país, segundo o Ibope.
Na última sexta-feira, Fernando Bittencourt, diretor de engenharia da Rede Globo, afirmou que os radiodifusores sentem saudades do tempo em que não havia ameaça das novas mídias ao seu modelo de negócios.