Pesquisa realizada pelo painel online CONECTAí mostra que 68% dos internautas brasileiros beberam cerveja nos últimos 30 dias. O vinho é a segunda bebida mais consumida nesse período, citado por 42%, seguido da vodka (24%), whisky (20%) e bebidas do tipo ice (19%).
Quando questionados se tem o costume de consumir bebidas alcoólicas, 72% dos internautas declaram que sim, percentual que sobe para 90% na região Norte e 81% na região Sul do país.
Os dados por faixa etária mostram uma diferença significativa entre os internautas de até 49 anos e os mais velhos, de 50 anos e mais. Enquanto o consumo de bebidas alcoólicas atinge de 70% a 77% das faixas de idade até 49 anos, na faixa de 50 anos e mais atinge apenas 31% dos internautas.
Os usuários de internet do Centro-Oeste são os que mais consomem cerveja (93%), seguidos dos internautas do Sul (82%). Por idade, o maior consumo de cerveja é no grupo de internautas com 50 anos ou mais (90%), seguido do grupo com idade entre 30 e 39 anos (87%). Já o vinho é mais consumido na região Sul (70%) e por internautas de mais de 30 anos. O vinho tinto é, de longe, o preferido, citado por 70%.
A vodka, por sua vez, é mais consumida na região Sudeste e pelos dois extremos da pirâmide etária: tanto os com 50 anos ou mais (58%) quanto os mais jovens, de 16 a 19 anos (51%). O mesmo acontece com o whisky, mais consumido tanto pelos mais velhos (52%) como pelos mais jovens (42%).
A própria casa é o local onde os internautas mais consomem bebidas alcoólicas, mencionada por 84% dos entrevistados. A casa de amigos/parentes aparece na sequência, citada por 73%, seguida de festas (62%), bares (51%), restaurantes (44%), baladas (39%) e botecos (22%).
Essas informações foram coletadas junto a 1.235 internautas integrantes do painel CONECTAí, produto do CONECTA, em todo pais, entre outubro de 2013.