A mais recente pesquisa do IBOPE Inteligência aponta que 36% dos brasileiros preferem comprar a prazo, enquanto 55% preferem pagar à vista o que compram. 66% da população concorda com a afirmativa de que as pessoas só deveriam consumir o que podem pagar à vista, contra 26% que discordam com essa colocação.
Para 64% dos brasileiros, o pagamento a prazo só deve ser feito para compra de bens de alto valor, como imóveis e carros, ante 28% que não fazem coro à afirmativa.
Mas independentemente do preço do produto, 55% da população concorda que, só irá comprar aquilo que pode pagar à vista. Apesar da afirmação, 41% dos entrevistados afirmaram ter algum tipo de dívida, tais como empréstimos, compras parceladas ou financiamento.
A pesquisa foi realizada a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O IBOPE Inteligência realizou 2002 entrevistas, em 141 municípios brasileiros. A amostra é representativa da população adulta brasileira (16 anos ou mais) distribuída proporcionalmente em relação às variáveis: sexo, idade, escolaridade e ramo de atividade econômica.