O brasileiro demonstra preocupação em economizar na hora das compras. De acordo com dados do Target Group Index, do IBOPE Media, 83% da população das principais capitais e regiões metropolitanas do País procuram por ofertas e descontos no momento de consumir. O percentual é o mesmo independente da classe econômica analisada.
No consumo de bebidas, há diferença no comportamento entre as classes. Para 53% da classe A/B, vale a pena pagar um pouco a mais por uma boa bebida. Já entre as classes C e D/E, apenas 44% e 38%, respectivamente, concordam.
A respeito da relação do consumidor com as embalagens, 65% das pessoas com padrão de vida mais elevado (A/B) afirmam ler as informações contidas nos rótulos dos produtos que consomem. Hábito compartilhado por 58% da classe C e 57% da D/E.
Marcas
O comportamento dos grupos é semelhante no valor dado às marcas “tradicionais”. Entre as classes, A/B e C, 66% das pessoas afirmam gostar das marcas com trajetórias consolidadas no mercado, número que se eleva para 67% na classe D/E.
O grupo D/E também é o que considera, mais expressivamente, que as marcas “conhecidas” são melhores. Nessa classe, 64% afirmam pensar que a popularidade da marca significa produtos com mais qualidade, percentual que cai para 59% na classe C e para 56% na A/B.
No quesito fidelidade à marca, a classe A/B demonstra ser mais fiel. No grupo, 74% das pessoas declaram que, ao encontrar uma marca que gostam, continuam a compra-la.Essa fidelidade é comum a 70% da classe C e 66% na D/E.
Sobre a pesquisa
O Target Group Index é um estudo single source sobre comportamento e o consumo de produtos, serviços, mídia, além de estilo de vida e características sociodemográficas. As entrevistas são realizadas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões sul e sudeste. Os entrevistados da pesquisa citada nesta matéria são pessoas de ambos os sexos, das classes AB, C e DE, que realizaram compras nos últimos 30 dias. O período de campo foi de fevereiro de 2011 ao mesmo mês em 2012.