De acordo com dados da pesquisa do IBOPE Inteligência, realizada a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 44% da população do País acredita que os próximos 6 meses serão financeiramente melhores. O levantamento, realizado em junho, questionou a população sobre a sua expectativa financeira para os próximos 12 meses. Na ocasião, 42% dos brasileiros afirmaram que o período seria igual, enquanto 14% disseram que seria pior.
Entre os otimistas, se destacam os entrevistados de 25 a 29 anos. No grupo, 54% das pessoas acreditavam que o período seria melhor para as finanças. Em contrapartida, entre as pessoas de 40 a 49 anos, o pessimismo mostrou-se acima da média nacional, 19% afirmaram que o ano seria pior que o passado.
Quando considerado a renda familiar, os mais otimistas estão no grupo dos que ganham de 5 a 10 salários mínimos (49%). Entre entrevistados com maior renda familiar, acima de 10 salários mínimos, 55% acreditavam que o período seria igual.
Entre as regiões, a mais otimista é a Nordeste, onde 50% da população considerou que o ano seria melhor em termos financeiros.
Sobre a pesquisa CNI-IBOPE Retratos da Sociedade Brasileira: Hábitos de Consumo e Endividamento Novembro 2012
O IBOPE Inteligência realizou 2002 entrevistas, em 141 municípios brasileiros, de 16 a 19 de junho de 2012. A amostra é representativa da população adulta brasileira (16 anos ou mais) distribuída proporcionalmente em relação às variáveis: sexo, idade, escolaridade e ramo de atividade econômica.