O Instituto Brasileiro de Geografia Estatística começou, neste mês a pesquisa ‘Munic’, realizada junto às prefeituras da região cujo foco é levantar dados sobre a administração pública municipal. A proposta baseia-se em apurar junto ao Executivo, informações sobre os trabalhos desenvolvidos, por exemplo, nas secretarias, as maneiras de gerenciamento de projetos, aspectos de legislação, recursos, dentre outros. Vinte e sete cidades da regional do órgão serão percorridas. As primeiras foram Santa Carmem e Vera.
A estimativa do IBGE era iniciar o trabalho em abril mas atrasou devido a outras pesquisas que ainda estão em andamento. Recentemente, servidores do instituto passaram pelo treinamento da ‘Munic’. De acordo com o coordenador regional Fernando Gouveia, ainda não há um roteiro estabelecido das próximas prefeituras que serão visitadas.
Entre os eixos cujos dados estão sendo levantados estão o de recursos humanos (qualificação dos servidores), legislação (código de obras, plano diretor), recursos para gestão, cadastro imobiliário, e demais. “Temos até dezembro para entregar os resultados”, declarou, ao Só Notícias. Gouveia acrescenta que após a coleta técnicos do IBGE dedicarão-se à analisar o material.
“Fazemos a análise mais crua e depois da compilação os dados passam para a mão de um estatístico, que pode requisitar novas explicações em caso de respostas que não se encaixem no contexto”, ponderou o representante.
Nos próximos meses o IBGE terá frentes de trabalho em Sinop, Vera, Santa Carmem, Cláudia, União do Sul, Marcelândia, Tabaporã, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Juara, Terra Nova do Norte, Nova Guarita, Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte, Novo Mundo, Feliz Natal, Nova Santa Helena, Colíder, Nova Canaã do Norte, Carlinda, Alta Floresta, Paranaíta, Apiacás, Nova Bandeirantes, Itaúba, e Nova Monte Verde.