sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Ibama já liberou mais de duas mil ATPFs para madeireiras em Sinop

PUBLICIDADE

Desde o último dia 05, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Sinop está liberando as guias de Autorização para Transporte de Produtos Florestais (ATPFs). Só Notícias apurou que até segunda-feira, já foram 2.887 guias liberadas para 87 empresas madeireiras, sendo 1.462 de entrada e 1.425 de saída.

As ATPFs de entrada correspondem as toras que são retiradas das áreas de planos de manejo ou de desmate, devidamente autorizadas, e que vão para as serrarias. Já as guias correspondentes as ATPFs de saída, são aquelas de toras serradas, ou seja, que saem das serrarias para serem comercializadas.

Segundo o gerente da unidade em Sinop, José Geraldo de Araújo, até o momento, mais de 100 empresas estão aptas a retirar ATPFs, mas apenas metade delas procurou o Ibama para a retirada dessas guias. “Cerca de 50 empresas vieram até aqui para retirar as guias, mas posso assegurar que mais de 100 já estão aptas, por estarem regulares. Outras ainda apresentam alguns problemas com relação a documentação e licença operacional, mas essas também já estão procurando se regularizar”, disse, ao Só Notícias.

Araújo também informou que cerca de 450 indústrias madeireiras da região de abrangência da unidade, sendo 32 municípios do Norte de Mato Grosso, já enviaram os documentos referentes ao pedido de recadastramento, mas que poucas estão se tornando aptas a atividade.

“O número está aumentando muito lentamente. São várias empresas pedindo pelo recadastramento, mas são muito poucas as que realmente conseguem isso, por causa das várias irregularidades encontradas. Nossa média de entrega diária, antes da suspensão no atendimento de ATPF
era de 200 por dia. A média atual, de 262, pode ser atribuída a demanda reprimida no período anterior”, salientou.

O presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad), Jaldes Langer, declarou, ao Só Notícias, que, por enquanto, essa média de empresas da região que estão conseguindo as liberações de ATPFs está razoável, se comparada a média Estadual.

“O número ainda é baixo, mas Sinop ainda pode ser considerado um município privilegiado se a média for comparada as ATPFs liberadas em todo o Estado. Já estamos há 49 dias da Operação Curupira e há apenas duas semanas que as ATPFs estão sendo liberadas. Temos que agradecer aos poucos funcionários que ainda restaram nessa unidade, pois eles estão trabalhando firme para atender o máximo de empresas possíveis. Não podemos cobrar mais deles, haja vista que são muitas empresas para pouco pessoal. Por isso, penso que nossa situação ainda é favorável em cima de outros municípios”, salientou.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prorrogado prazo para entrega de relatório de empresas em MT que recebem incentivos fiscais

A secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso...

Sorriso registra mais de mil novas empresas em 3 meses

Sorriso ganhou 1.080 novas empresas, entre janeiro e março,...

Secretaria e IMAC apresentam na Norte Show programas de incentivos oferecidos pelo Estado

A secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato...
PUBLICIDADE