O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) concedeu hoje (13) licença prévia para as usinas hidrelétricas de Teles Pires que será construída no rio de mesmo nome, na divisa de Mato Grosso com o Pará, entre os municípios de Paranaíta e Jacareacanga. É a maior do pacote de usinas que irão a leilão esta semana, 1.820 megawatts (MW) de potência instalada. O leilão será feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A construção da hidrelétrica tem sido questionada pelo Ministério Público Federal no Pará, que entrou com ação civil contra o licenciamento ambiental isolado da usina, que será parte de um complexo de seis hidrelétricas no mesmo rio.
Mais duas usinas que estavam previstas para o leilão ficarão de fora do certame por falta de licença ambiental: Ribeiro Gonçalves, no Rio Parnaíba (PI) e Sinop, no Rio Teles Pires. A de Sinop, conforme Só Notícias já informou, acabou ficando fora deste pacote porque as audiências públicas não realizadas em tempo hábil. A justiça concedeu liminares suspendendo as audiências e fazendo mais exigências legais. A projeção é que a usina em Sinop comece a ser construída dentro de aproximadamente 4 anos.