sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Ibama anuncia medidas para solucionar principais problemas de madeireiros no Nortão

PUBLICIDADE

Diretores de sindicatos de indústrias madeireiras do Nortão e prefeitos saíram otimistas do segundo encontro, ontem, em Sinop, com a nova gerente Regional do Ibama, Ana Riva. Eles voltaram a debater saídas para resolver questões envolvendo madeireiros e Ibama que estão trazendo reflexos diretos sobre o desempenho do setor e, conseqüentemente, na economia de várias cidades da região. Eles reuniram-se, na sede do Sindusmad, e os madeireiros voltaram a cobrar rapidez na emissão de ATPFs (Autorizações para Transporte de Produto Florestral) necessárias para transporte de toras e madeira beneficiada e para solucionar as pendências dos planos de manejo florestal, necessários para as indústrias madeireiras retirarem matéria prima das florestas. Recentemente, 260 projetos foram reprovados pelo Ibama.

A gerente Ana Riva anunciou as ações que pretende tomar. “Vamos tomar algumas medidas de imediato e outras a longo prazos. Sobre a questão dos planos de manejo que estão suspensos, nós estamos trabalhando muito e inclusive alguns já foram liberados. Estamos tentando atender toda a demanda, mas claro, daquelas empresas que conseguirem cumprir as pendências exigências pela diretoria de florestas”, disse Ana, ao Só Notícias. Ela informou que estará, a partir de segunda-feira, implantando um sistema informatizado no Ibama, na busca de mais agilidade nas liberações de ATPFs. “Em Alta Floresta, trabalhei dessa forma e conseguia liberar as ATPFs em, no máximo, 2 dias. Essa mudança é gradual mas vai, com certeza, trazer maior agilidade aos nossos trabalhos”, reforçou.

A terceira proposta de Ana foi uma parceria com a Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ) para fazer os recadastramentos das empresas madeireiras. “O recadastramento por parte das madeireiras é obrigatório. Então, discutimos a possibilidade de haver uma parceria entre a Sefaz e prefeituras. Assim, poderemos constatar as empresas que estão trabalhando na legalidade podendo dar maior atenção a elas. E quem não se recadastrar, automaticamente não poderá ser atendido no caso de liberação de ATPFs”, completou.

As medidas apreentadas pela gerente trouxeram ânimo para o setor madeireiro. “Ela está com uma dinâmica diferente, é capaz e mostrou que não abrirá mão da legalidade. Concordamos com ela e esperamos que possa resolver nossos principais problemas”, disse o presidente do Sindusmad, Jaldes Langer.

O prefeito de Sinop e vice-presidente da AMM, Nilson Leitão, que buscou articular os encontros e buscar saídas, disse esperar que as ações propostas passem a dar resultados a curto prazo para que muitas indústrias não mergulhem em dificuldades ainda maiores. “Percebemos que a curto prazo poderemos ter soluções para os principais problemas serem resolvidos”, declarou.
A Prefeitura de Sinop estará fazendo também o recadastramento das indústrias madeireiras para cruzamento de informações com Ibama e até eliminar algumas possíveis empresas fantasmas.

O prefeito de Claudia, Altamir Kurten, afirma que as medidas de agilidade vão beneficiar também os trabalhadores madeireiros. “O madeireiro não pode ficar esperando eternamente a boa vontade do Ibama, do procurador ou do Ministério do Meio Ambiente, uma vez que ele tem obrigações com seus funcionários e não tem como mantê-los, pagando salários, se não tem condições de trabalhar”, reforçou.

O encontro reuniu também os prefeitos de Feliz Natal, Manoel Messias Salles, de Vera, José Nilton dos Santos, de Marcelândia, Adalberto Diamante, o prefeito de União do Sul, Enio Alves, o secretário Estadual de Esportes, Baiano Filho (representando o governo do Estado) o diretor da Fiemt, Sidnei Bellincanta, o presidente da Câmara de Sinop, José Pedro Serafini, o presidente do Sindicato dos Madeireiros de Sorriso, Chicão Bedin, dentre outras lideranças.

Notícia anterior
Próxima notícia

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prorrogado prazo para entrega de relatório de empresas em MT que recebem incentivos fiscais

A secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso...

Sorriso registra mais de mil novas empresas em 3 meses

Sorriso ganhou 1.080 novas empresas, entre janeiro e março,...

Secretaria e IMAC apresentam na Norte Show programas de incentivos oferecidos pelo Estado

A secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato...
PUBLICIDADE