A partir da meia-noite deste domingo, os mato-grossense deverão atrasar seus relógios em uma hora devido ao fim do horário de verão. Dados divulgados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apontam que desde que o horário especial entrou em vigor (21 de outubro), foi registrada economia de 4,4% da demanda de Mato Grosso. Mesmo percentual registrado na edição anterior no Estado.
Nacionalmente, a economia foi de 2.477 MW (4,1%) no período de pico (entre 18h e 21h) nos Estados em que o horário foi implantado. Do economizado, segundo o ONS, 1.858 MW foram no Subsistema Sudeste/Centro-Oeste; 610 MW no Subsistema Sul; e 9 MW no Subsistema Norte (onde apenas o estado do Tocantins adotou o horário de verão).
O horário de verão tem como objetivo reduzir a demanda de consumo durante os períodos considerados de pico. Além disto, o governo federal aponta que a mudança possibilita também a melhor manutenção de equipamentos e redução de cortes de carga em situações emergenciais, além de favorecer a recuperação dos reservatórios das hidrelétricas.