quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Horário de verão começa domingo em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Sábado, quando for meia noite, os mato-grossenses devem adiantar os relógios em uma hora. É o início do horário de verão. Portanto, todos os relógios deverão ser adiantados em uma hora. O período de horário de verão segue até o dia 19 de fevereiro, quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora.

Além de Mato Grosso, a medida irá atingir, ainda, os Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Neste período de mais de 120 dias, os brasileiros, residentes desses estados, deixarão de consumir 2.340 MW (megawatts) de energia elétrica, ou seja, a redução é entre 4% e 5% do consumo, o que também evita desligamentos eventuais em alguns pontos do país.

Segundo cálculos do Operador Nacional do Sistema (ONS), no centro-oeste e sudeste, haverá uma redução de 1.800 MW, o que representa 4,6% da demanda no horário de ponta, entre 19:00h e 22:00h, nessas regiões. Isso equivale à soma da demanda da região metropolitana de Belo Horizonte e da cidade de Florianópolis.

A adoção da medida é uma prática comum em todo o mundo. No Brasil, começou a vigorar no verão de 1931 e durou cinco meses. Da versão inicial até 1967, o sistema de horários diferenciados foi instituído nove vezes. Em 1985 ressurgiu e vem sendo adotado até hoje.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sinop contratam 111 funcionários e salários chegam até R$ 3,5 mil

Empresas de Sinop admitem 111 novos funcionários com auxílio...

Sinop registra novo mês com mais de 31 mil passageiros no aeroporto

O aeroporto João Batista Figueiredo em Sinop registrou no...

INSS começa a pagar hoje décimo terceiro antecipado

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro...
PUBLICIDADE