PUBLICIDADE

Horário de verão começa domingo em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Sábado, quando for meia noite, os mato-grossenses devem adiantar os relógios em uma hora. É o início do horário de verão. Portanto, todos os relógios deverão ser adiantados em uma hora. O período de horário de verão segue até o dia 19 de fevereiro, quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora.

Além de Mato Grosso, a medida irá atingir, ainda, os Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Neste período de mais de 120 dias, os brasileiros, residentes desses estados, deixarão de consumir 2.340 MW (megawatts) de energia elétrica, ou seja, a redução é entre 4% e 5% do consumo, o que também evita desligamentos eventuais em alguns pontos do país.

Segundo cálculos do Operador Nacional do Sistema (ONS), no centro-oeste e sudeste, haverá uma redução de 1.800 MW, o que representa 4,6% da demanda no horário de ponta, entre 19:00h e 22:00h, nessas regiões. Isso equivale à soma da demanda da região metropolitana de Belo Horizonte e da cidade de Florianópolis.

A adoção da medida é uma prática comum em todo o mundo. No Brasil, começou a vigorar no verão de 1931 e durou cinco meses. Da versão inicial até 1967, o sistema de horários diferenciados foi instituído nove vezes. Em 1985 ressurgiu e vem sendo adotado até hoje.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Contribuintes já podem solicitar descontos no IPVA com pontos do Nota MT

Os contribuintes que solicitaram a inclusão do CPF nas...

Indústrias de Alta Floresta acumulam R$ 1,8 bilhão em volume de produtos exportados

Indústrias do agronegócio sediadas em Alta Floresta (300 km...

Nota MT beneficia mais de 159 mil contribuintes com desconto no IPVA

Os proprietários de veículos mato-grossenses que participam do Nota...
PUBLICIDADE