O governo estuda alterar os horários de uso livre do telefone para beneficiar os usuários de Internet por conexão discada. A proposta do Ministério das Comunicações é a de que o início da cobrança de tarifa única por chamada seja antecipada da 0h para as 21h, aumentando o tempo em que os usuários podem navegar a um custo mais baixo que o convencional.
Atualmente, o horário de cobrança diferenciada vai da 0h às 6h nos dias de semana, e durante os feriados nacionais e domingo. No sábado, também é cobrado pulso único das 14h às 24h, independentemente do tempo de duração da chamada.
A idéia serviria para reduzir os possíveis prejuízos para os usuários de Internet com a conversão do sistema de cobrança de pulsos para minutos. Com a alteração, ligações com mais de três minutos de duração ficarão mais caras que atualmente.
A mudança, que deveria ser realizada pelas operadoras entre março e julho deste ano, foi adiada por até um ano hoje após reunião na Casa Civil que contou com a presença do ministro das Comunicações Hélio Costa e de representantes da Anatel.
Além da mudança no horário de tarifa mais barata, o governo também pode transformar em realidade o projeto elaborado pela Anatel de criação de um código telefônico específico para provedores de Internet, com cobrança diferenciada. O chamado 0i00 também beneficiaria internautas que moram em localidades sem provedor de acesso.