PUBLICIDADE

Homens são mais caloteiros que mulheres, aponta levantamento

PUBLICIDADE

Os homens foram mais inadimplentes do que as mulheres entre janeiro e fevereiro deste ano. Segundo levantamento da Telecheque, 54% dos que deixaram de pagar dívidas no período são do sexo masculino, contra 46% do feminino.

O descontrole financeiro dos brasileiros, principal motivo da inadimplência, é maior entre os homens. De acordo com a pesquisa, do total de homens consultados, 39% indicam o descontrole das finanças como a principal causa da inadimplência, justificativa que é dada por 37% das mulheres.

A maioria dos homens inadimplentes é casado (48%). Entre as mulheres, as casadas e solteiras apareceram empatadas, cada grupo com 44% de respostas.

“Entre os homens, o segmento com maior inadimplência foi o de postos de gasolina, responsável por 20% do total, o que pode ser explicado pelo próprio perfil de consumo masculino. Já entre as mulheres, o destaque ficou com confecções (23%), segmento em que as mulheres tendem a estar mais a frente das compras e onde ocorrem mais compras por impulso”, diz José Antônio Praxedes Neto, vice-presidente da Telecheque.

Entre os entrevistados de ambos os sexos, 16% afirmaram ser inadimplentes devido ao atraso salarial, seguido do “empréstimo do nome” (12%).

O ato de “emprestar o nome” para amigos ou conhecidos nas compras no varejo também é bem comum entre os inadimplentes. No ranking geral, ele aparece como o terceiro motivo que leva à inadimplência. Em quarto lugar aparecem, empatados, o desemprego e o depósito de pré-datados antes do prazo combinado, com 6% das respostas.

Segundo a pesquisa da Telecheque, a inadimplência está mais concentrada entre os consumidores com menos de 30 anos, 31% dos casos, e com compras de até R$ 200, 70% dos casos. O menor índice de inadimplência aparece nas compras acima de R$ 1000, apenas 2%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE