Uma missão oficial da Holanda conhece in loco, a partir de hoje, as potencialidades econômicas do Mato Grosso. A comitiva, integrada pelo embaixador da Holanda no Brasil, Onno Hattinga van’t Sant, a ministra conselheira Marijke van Drunen Littel, o conselheiro agrícola, Bart Vrolijk e o adido econômico Hubertus Sleegers, fica no Estado até quarta-feira.
Esta manhã, conheceram as ações ambientais para se produzir com sustentabilidade. o secretário de Planejamento, Clóves Vetoratto, destacou que a soja ocupa somente 1,2% da Amazônia Legal – área de 59.217 quilômetros quadrados, nos nove Estados.
Também esclareceu questões ambientais para contrapor informações inverídicas divulgadas na imprensa européia sobre desmatamentos na Amazônia.
Mato Grosso é responsável por pouco mais de 11% do fluxo comercial entre Brasil e os Países Baixos. Em 2006, o valor das exportações foi de US$ 720 milhões, principalmente de soja e carne. As exportações da Holanda tiveram o valor de US$ 11 milhões, principalmente máquinas para o processamento de carne e fertilizantes.