Quem deixou para pagar o alvará de funcionamento das empresas na última hora, em Sorriso, deve correr para aproveitar o horário bancário nesta véspera de feriado. Hoje é o último dia para pagamento do imposto. A prefeitura informou que não estará prorrogando o prazo. A cobrança do alvará atinge todas as indústrias, estabelecimentos comerciais e empresas prestadoras de serviços.
Neste ano, a previsão é receber em torno de 450 mil com o pagamento dos alvarás. Segundo o Departamento de Tributação, a cobrança atingirá cerca de 2.700 empresas.
Até ano passado, a cobrança era feita de acordo com a atividade comercial de cada contribuinte. Agora, passa a ser por metro quadrado de cada empresa.
A mudança foi instituida no código tributário, aprovado em dezembro, pela câmara.Com isso, muitos estabelecimentos comerciais devem pagar um valor menor em relação ao ano passado. Não será oferecido desconto para o pagamento em dia, uma vez que já haverá redução no valor cobrado, na maioria das empresas.
Quem pagar após a data de vencimento, estará sujeito a cobranças de juros e multa. Se persistir na inadimplência, poderá ter seu estabelecimento fechado.