O anúncio oficial do começo das obras da pequena Central Hidrelétrica Canoa Quebrada será feito na noite do dia 22, em uma cerimônia que será realizada no auditório da Univerde. A informação foi passada pelo diretor de Operações da Atiaia Energia S/A, Manuel Gonçalves Martins, hoje, quando ele participou de uma reunião no gabinete do prefeito Marino Franz.
Durante o encontro, foi selado o compromisso de execução da obra e foram definidos alguns pontos do projeto que prevê a construção de uma usina com capacidade instalada de aproximadamente 30 megawatts (MW) no Rio Verde, na divisa dos municípios de Lucas do Rio Verde e de Sorriso.
O acordo foi firmado na presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Otaviano Olavo Pivetta, do deputado Chico Daltro, do prefeito de Crissiumal/RS, Walter Luiz Heck, dos produtores rurais Perci Smaniotto e Dario José Wustro, que terão parte de suas terras alagadas, do empresário Antonio Cavalaro e de alguns assessores da construtora e da prefeitura.
Segundo Martins, ainda é muito cedo para fornecer detalhes a respeito das negociações, mas ele adiantou que junto com a divulgação oficial da data também serão apresentados maiores dados técnicos, financeiros e operacionais sobre o empreendimento que irá aumentar expressivamente a oferta de energia para a região.
A programação para o dia 22 também inclui a assinatura do convênio para a instalação de uma unidade de melhoramento genético da Coodetec – Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – no município.