Com o objetivo de facilitar a vida do contribuinte, bem como reduzir custos com a emissão de documentos pela Internet, a partir deste ano a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) não está encaminhando mais a guia de pagamento do IPVA – Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores – para a residência dos contribuintes. Dessa forma, o documento deve ser retirado através do portal www.sefaz.mt.gov.br, link IPVA. O pagamento do imposto acontece com base no algarismo final da placa dos veículos.
Nos municípios onde não for possível o acesso à internet, a guia de pagamento, qualquer que seja a modalidade pretendida (cota única ou parcelado), poderá ser emitida nas unidades informatizadas do Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran/MT), Agências Fazendárias dos municípios e Ganha Tempo.
Neste mês de janeiro vence o imposto para os veículos com placas de final 1, onde os proprietários têm até o dia 30 de janeiro para fazer o recolhimento, com desconto de 5%, em cota única. O pagamento integral ou parcelado será sem o desconto, até o dia 31. Após esse dia, o imposto será recolhido integralmente com multa.
Os pagamentos relativos ao IPVA 2006, qualquer que seja a modalidade ou exercício de referência, poderão ser efetuados mediante a apresentação do documento de arrecadação junto à rede bancária formada pelo Banco do Brasil, Banco Bradesco, Caixa Econômica Federal, Sicredi, Cecremat e Primacredi, credenciada a receber o pagamento do imposto.
Além da emissão da guia, no portal da Sefaz também é possível encontrar o calendário de vencimentos do tributo, o valor e extrato do IPVA, a tabela do valor venal do veículo, parcelamentos de débitos anteriores e a legislação referente ao tributo.