Está em fase de implantação em Mato Grosso, uma usina de beneficiamento do caroço de algodão, para produção de óleo vegetal, em Primavera do Leste. O grupo Italiano ICQ Holding SpA está se instalando no Brasil e escolheu Mato Grosso para sediar o empreendimento. O investimento será de cerca de R$ 190 milhões e tem como proposta exportar o produto.
Os empresários se reuniram nesta quarta-feira, com o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon, e com o secretário-adjunto da Casa Civil, Antônio Kato, para apresentar a decisão da empresa e informar os próximos passos. “Eles já definiram o local da indústria, já está constituída a empresa no Brasil, estão na fase final”, comentou o secretário Neldo Egon.
A implantação de indústrias na região do Araguaia é uma das grandes vantagens deste empreendimento, segundo o secretário de Desenvolvimento Rural. “É uma região bastante desassistida na área industrial, mesmo por ser em Primavera do Leste a primeira indústria, mas eles têm foco para região de Canarana, Água Boa”, informou Neldo Egon.
Com ênfase no processo de agroindustrialização, o secretário destacou que é preciso atrair indústrias para agregar valores aos produtos mato-grossenses e esse grupo contribuirá com esse processo.
O presidente da Câmara Ítalo-brasileira de Comércio, Mario Buri, também acompanhou a reunião. Buri faz o intercâmbio entre os empresários italianos e governo mato-grossense. Além dessa usina a ser instalada em Primavera do Leste, ele informou que uma usina de biodiesel foi implantada em Barra do Garças por outro grupo italiano.