O balanço da Expedição “Rota da Integração” foi considerado positivo pela comitiva de empresários chineses que estiveram com o governador Silval Barbosa (PMDB) nos três dias de viagem ao longo da BR-163, que liga Cuiabá à Santarém (PA). Os empresários chineses foram recebidos, esta tarde, com Silval, no Palácio Paiaguás, ocasião em que avaliaram a Rota da Integração realizada entre os dias 03 e 06 de setembro.
Conforme o grupo chinês, a partir da próxima semana começa estudo de campo no trecho Cuiabá-Santarém, onde está previsto a construção da Ferrovia “Senador Vicente Vuolo” (Ferronorte). A previsão e que os trabalhos sejam realizados no período de um mês, com reconhecimento do local e elaboração de cartografias. “O feedback foi extremamente positivo e o governador de Mato Grosso tem se mostrado simpático e oferecido todo apoio”, ressaltou um representante do grupo.
Os chineses são da companhia China Railway Engineering Corporation (CREC) com a qual foi assinado o protocolo de intenções quando o governador visitou a China. A estatal chinesa, que já assinou o protocolo de intenções para realizar a obra, é responsável na China pela construção de mais de 90 mil quilômetros de ferrovia já instalados.
A princípio, a concessão da malha Ferronorte foi concedida a partir de Santos a Santarém e Porto Velho. A empresa América Latina Logística (ALL), que detinha a concessão, desistiu do trecho de Rondonópolis-Cuiabá e de Cuiabá-Santarém e Cuiabá-Porto Velho. A construção do trecho Rondonópolis-Cuiabá já está definido e os estudos de impacto ambiental vão ter inicio numa parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A Expedição ‘Rota da Integração” contou na comitiva com a participação da Aprosoja, Famato, Ampa, Acrimat e jornalistas de diversos veículos de comunicação de Mato Grosso.