Duas agências estiveram fechados nesta quarta-feira devido a greve dos bancários em Sinop. No HSBC e Basa somente caixas eletrônicos funcionam. O movimento começou no último dia 24 e, de acordo com o sindicato da categoria, até a última segunda-feira, 95 estabelecimentos em Mato Grosso estavam com os serviços suspensos, sendo 83 totalmente parados. No interior, há adesão parcial em Arenápolis, Sinop, Sorriso, Rondonópolis, Barra do Bugres, Tangará da Serra e Cáceres.
Em Sinop o rodízio entre as unidades é mantido. Hoje, em entrevista ao Só Notícias, o representante do sindicato dos bancários no município, Marcos Saltarelo, disse que a categoria continua mobilizada. Ele criticou a atuação da Polícia Militar para garantir o cumprimento de uma liminar obtida na Justiça por uma agência que recorreu do movimento grevista.
“O banco conseguiu o interdito (uma ação jurídica relacionada a situações nas quais o direito de posse ou propriedade está sendo ameaçado). Não havíamos nem sido notificados e a PM já estava lá. A polícia faz seu papel mas quando um cidadão de bem é assaltado não há mesma rapidez. A Justiça funciona a favor dos ricos e poderosos”, declarou o representante.
Nesta semana, o presidente do sindicato estadual, Arilson da Silva, declarou que a categoria continuará recorrendo a medidas judiciais para garantir o direito de greve. “Os bancos não conseguirão nos enfraquecer. Estas atitudes não vão desviar o foco de nossa campanha salarial”, afirmou. A categoria quer 10% de aumento e os bancos oferecem 4,5%
(Atualizada às 15:37h)