A greve dos bancários deflagrada, ontem à noite, em Mato Grosso começa a ter adesões hoje dos funcionários de algumas agências do Nortão. Em Sinop, a quinta-feira iniciou com apenas HSBC e Bradesco paralisados. De acordo com o sindicato da categoria no município, os atendimentos não serão realizados nestes estabelecimentos. Sindicalizados farão “campanha” em frente a estes pontos para efetivar a greve, mobilizar os bancários e esclarecer dúvidas da população. Só Notícias apurou a situação de outras cidades. Em Lucas do Rio Verde, foi possível contato somente com Bradesco e Banco da Amazônia que vão atender hoje. Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal devem participar de uma assembleia ainda hoje.
Em Alta Floresta, em duas agências consultadas também haverá expediente normal. O presidente do Sindicato Estadual dos Bancários, Arilson Silva, disse que a partir desta quinta-feira será feita mobilização com os bancários no interior para fortalecerem o movimento
O sindicato argumenta que novas adesões podem acontecer. Conforme Só Notícias já informou, os bancários cobram aumento salarial de 10%. Pleiteam ainda participação nos lucros e resultados de três salários mais R$ 3.850, valorização de pisos salariais, contratação da remuneração total, inclusive com incorporação dos valores aos salários e reflexo em todos os direitos (13º e aposentadoria).
Manifestantes cobram ainda garantia de emprego, fim das terceirizações, mais contratações e aplicação da Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que inibe demissões imotivadas, segurança contra assaltos e sequestros, com a retomada imediata da Comissão de Segurança Bancária, proibição ao transporte de valores pelos bancários e adicional de risco de vida.
As três agências bancárias de Nova Mutum – Banco do Brasil, Bradesco e HSBC-, ainda não aderiram. Os representantes das unidades informaram que não há previsão com relação a uma possível adesão.
Mato Grosso tem mais de 4.500 bancários.
(Atualizada às 13:20h)