A greve na Caixa Econômica Federal – que já dura cerca de uma semana em Sinop – não deve atrapalhar na retirada do PIS (R$ 465) que, nesta semana, começa a ser pago para os trabalhadores nascidos em fevereiro e março. De acordo com a caixa, os trabalhadores que têm o cartão cidadão conseguem receber o benefício pelos caixas eletrônicos ou nos pontos de atendimentos (lotéricas). Quem tem dúvida, deve telefonar para o Serviço de Atendimento ao Cliente.
De acordo com o calendário de pagamento, para os nascidos em fevereiro, o benefício estará disponível a partir desta quinta-feira (15) e, para quem nasceu no mês de março, a partir do dia 22. Para os nascidos em janeiro, o benefício está disponível desde a última quinta-feira. O benefício será pago até o dia 30 de junho de 2010.
O PIS/Pasep é concedido a todos que tenham trabalhado com carteiras assinadas ou tenha sido nomeado em cargo público durante pelo menos 30 dias e ter recebido, em média, até dois salários. O PIS é retirado nas agências da Caixa Econômica e o Pasep, no Banco do Brasil. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, dados apontam que mais de 5,5 milhões de pessoas em todo o país ainda não sacaram o abono salarial. Destas, mais de 2,7 milhões estão na região Sudeste; 986 mil no Sul; 935,4 mil no Nordeste; 279,8 mil no Norte e 431 mil no Centro-Oeste.
Conforme Só Notícias já informou, a greve dos funcionários é por tempo indeterminado. Entre as reivindicações dos bancários está a contratação de mais funcionários.