Responsável por cerca de 70% das vagas de estágios ofertadas em Mato Grosso, o governo do Estado também suspendeu as contratações. O secretário de Estado de Administração (SAD), Geraldo de Vitto Júnior, explica que a medida foi tomada porque o executivo estadual não contava em seu orçamento com uma despesa extra, que é o pagamento do vale transporte aos estagiários. Em todo o Estado, o governo possui em torno de 1,6 mil estudantes contratados e que trabalham nas mais variadas áreas.
“As regras do jogo foram mudadas de uma hora para outra e o Estado não estava preparado para estas alterações. Temos que analisar a legislação e nos readaptar”. De acordo com o secretário, as contratações devem permanecer suspensas até o final do ano, quando. Neste período (dois meses) ele afirma que a demanda por serviços públicos diminui, já que muitas pessoas viajam em férias e que a suspensão temporária não acarretaria em transtornos, independentemente da área de governo.
O secretário de Vitto Júnior complementa dizendo que o Estado também estava acostumado a ter um estagiário durante oito horas diárias e que a redução para seis horas e à metade no período de provas escolares também trarão impacto para o andamento do trabalho e que por isso todas as questões devem ser analisadas. “Estamos nos reunindo com os institutos já que eles são nossos parceiros, para que nos dêem alternativas”, informa ao acrescentar que se for o caso, o executivo estadual poderia repassar recursos aos institutos de intermédio do estágio para que eles fiquem responsáveis pelo pagamento do vale transporte e por gerenciar outras ações em benefícios do estagiário e que estão previstas na nova lei.
Na avaliação do secretário estes 60 dias são suficientes para fazer um trabalho detalhado e que não pese nas contas do governo. “Temos tempo e vamos analisar os pontos para que as contratações sejam retomadas no início de 2009”, diz de Vitto Júnior ao dizer que no Estado as vagas ocupadas são as mais variadas possíveis, desde a área de comunicação social, contabilidade, psicologia, administração de empresas, entre outros.
Na opinião da coordenadora de Estágios do IEL, Anelise Waldschmidt, é importante agir com cautela para que todas as medidas sejam tomadas de acordo com a legislação e evite problemas futuros com a fiscalização.