PUBLICIDADE

Governo do Estado recebe 5ª estudo técnico para conclusão de 13 obras de mobilidade urbana em Cuiabá

PUBLICIDADE

O governo recebe, nesta quinta-feira, uma análise de 13 obras de mobilidade urbana da copa, em Cuiabá. A divulgação das informações levantadas por uma empresa faz parte dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Estado das Cidades em relação às construções do Mundial de 2014. Os relatórios são referentes às trincheiras Santa Rosa, Mário Andreazza, Trabalhadores-Jurumirim, Verdão-Santa Isabel, Zero Quilômetro, Complexo Tijucal, Ponte Júlio Muller, além dos viadutos do Despraiado, Dom Orlando Chaves, Aeroporto, Jamil Boutros Nadaf (Sefaz), Jornalista Clóvis Roberto (UFMT) e Trevo MT-040.

Os trabalhos de análise foram realizados durante os meses de outubro, novembro e dezembro de 2014 por equipes da empresa. Os relatórios compreendem avaliações individuais de desempenho estrutural e de qualidade. Para a elaboração deste material, uma série de ações e inspeções foram realizadas junto às estruturas.

Para participar das discussões também foram convidados representantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Controladoria Geral do Estado (CGE), Ministérios Público Federal (MPF) e Estadual (MPE), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), além de professores e estudantes das Universidades Federal de Mato Grosso (UFMT), de Cuiabá (Unic) e do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag).

O governo de Pedro Taques anunciou que vai retomar a partir de junho as obras de mobilidade urbana. São 14 previstas para serem finalizadas. Para este ano, 10 obras devem ser entregues até outubro. Com base em cronograma de execução elaborado pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid), as pastas de Fazenda (Sefaz) e de Planejamento concluíram os estudos para disponibilização dos valores.  Para 2016, devem ser finalizadas quatro obras. São elas: a reestruturação da avenida Oito de Abril e implementação do coletor de esgoto, a implantação da avenida Parque do Barbado, além dos Centros Oficiais de Treinamento (COT) da UFMT e do Pari, em Várzea Grande.

O secretário de Fazenda, Paulo Brustolin, disse que a Secretaria das Cidades está habilitada para dar as ordens de serviços necessárias e estabelecer os cronogramas de pagamentos de acordo com as entregas e medições. “Estamos fazendo um esforço imenso, do ponto de vista financeiro e orçamentário, para disponibilizar os recursos necessários, principalmente tendo em vista que as obras impactam diretamente a vida das pessoas. O fato de não estarem concluídas ou apresentarem necessidades para sua conclusão tem impacto no dia a dia da população, então o Governo do Estado está concentrado em solucionar isso”, afirma Brustolin.

Segundo o secretário Marco Marrafon, da Seplan, inicialmente serão disponibilizados R$ 50 milhões para retomada das obras de mobilidade urbana. Ele ainda reforça que a liberação do valor é fruto de esforços do governo estadual tanto no que se refere a corte de gastos e ainda na ampliação das políticas para aumento de recursos. “A expectativa é de que cada vez mais os valores sejam angariados e investidos na realização de obras e desenvolvimento de políticas urbanas que reflitam em melhorias para a sociedade”.

Conforme o documento, as obras de mobilidade que devem ser finalizadas este ano são: duplicação da Estrada da Guarita e da Rodovia Mário Andreazza, reestruturação asfáltica das vias do entorno da Arena Pantanal, Complexos Viários do Tijucal e da FEB, Trincheiras Trabalhadores-Jurumirim e Santa Rosa, além das obras de contenção do Morro do Despraiado, duplicação da avenida Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho) e ainda a implantação do sistema de iluminação em trechos entre Cuiabá e Várzea Grande que totalizam 16,1 quilômetros.

Em relação à Trincheira Verdão-Santa Isabel, o secretário Eduardo Chiletto afirma que o recebimento definitivo da obra ainda não foi feito e reforça que o governo estadual irá realizar fiscalização adequada junto à estrutura. Se reparos forem necessários, o gestor destaca que a construção não será recebida pelo Executivo até que os ajustes sejam finalizados.

“A elaboração deste cronograma, somado aos estudos para liberação dos recursos financeiros, auxiliou o Governo do Estado a planejar de forma adequada a retomada das obras. Com a disponibilização dos recursos, o retorno das construções será dado já no mês de junho, para que estas sejam finalmente entregues com qualidade à população”, destacou Chiletto.

Das 10 obras a serem conclusas este ano, duas devem ser entregues até o mês de agosto. Sendo elas, a duplicação da Rodovia Mário Andreazza e a Trincheira Trabalhadores-Jurumirim. Em setembro, a expectativa é entregar outras seis obras. São elas: a duplicação da Estrada da Guarita, a pavimentação asfáltica do entorno do Complexo Arena Pantanal, os Complexos Viários do Tijucal e da FEB, a implantação do sistema de iluminação em Cuiabá e Várzea Grande e também a duplicação da Estrada do Moinho. As últimas obras a serem entregues em 2015 serão a Trincheira do Santa Rosa e o Morro do Despraiado. A expectativa é de que a conclusão das estruturas aconteça em outubro.
 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE