O grupo russo Global Tech anunciou investimentos de aproximadamente US$ 75 milhões em Mato Grosso para fabricar veículos e softwares de última tecnologia no Estado. O anúncio foi feito hoje em audiência com o governador Silval Barbosa e diretores da Agecopa. A projeção é gerar de 100 a 120 empregos diretos no Estado.
A assessoria do governo estadual aponta que o escritório da Global Tech já está montado em Cuiabá, mas o grupo ainda não definiu o local da instalação da fábrica de veículos e softwares em Mato Grosso. O secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, enfatizou que o Governo do Estado está se preparando para a Copa de 2014, sendo que a entrada da empresa no Estado representa mais tecnologia e segurança pública para os mato-grossenses.
A intenção é que a empresa fabrique veículos do tipo caminhão Kamaz com equipamentos modernos de radares e visores noturnos. Desta forma, os automóveis e softwares serão utilizados para reforçar o patrulhamento na fronteira do Estado, bem como na proteção ao meio ambiente (fauna e flora), prevenção de queimadas, e monitoramento urbano.
O governo não informou prazos para começar a construção da fábrica e produção de caminhões e softwares.