Com o objetivo de fomentar a renda familiar dos trabalhadores mato-grossenses, o Microcrédito, programa de geração de emprego e renda desenvolvido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), disponibilizará cerca de R$ 273 mil em matéria-prima e equipamentos de trabalho para a microemprendedores da região Oeste do Estado.
Na última semana, 14 cursos foram realizados no município de Pontes e Lacerda, onde 420 pessoas foram capacitadas. Dentre as propostas aprovadas pelo programa, está uma pequena empresa de hortaliças que será implantada no município graças ao microcrédito. A equipe também esteve presente nos municípios de Castanheira, Juara e Porto dos Gaúchos, para a recuperação de créditos juntamente com uma reunião com o conselho de trabalho.
De acordo com o secretário de Trabalho e Emprego da Setecs-MT, Jean Estevan de Oliveira, o Governo do Estado já conseguiu transformar a vida de muitas pessoas pelo Programa Microcrédito. "Já vimos vários casos de sucesso de pequenos empreendedores que fizeram uso dos subsídios do projeto e conseguiram sair da informalidade, melhorar o sustento de sua família e ajudar a criar novos empregos no Estado", pontuou o secretário.
Para adquirir o projeto a juro zero do Governo do Estado, é necessário ser maior de 18 anos, não possuir restrição cadastral (SERASA, SPC e outros), ter a renda familiar até três salários mínimos, possuir habilidade e experiência de trabalho na área a ser desenvolvida e ter um certificado de capacitação ministrado pelo Sebrae.
Para os próximos dias, o programa que já está presente em 91 municípios de Mato Grosso, visitará mais duas cidades a fim de apresentar o microcrédito à população e futuramente montar um conselho de trabalho para que mais pessoas possam ser beneficiadas com as ações de geração de emprego e renda.