O governador Pedro Taques e o secretário de Estado de Desenvolvimento, Seneri Paludo, se reuniram com o presidente da Central Centro-Norte do Sicredi, João Spenthof, para discutir futuras parcerias com a instituição. O encontro foi realizado, ontem, no gabinete do governador.
Conforme o secretário Seneri Paludo, a ideia é que a cooperativa seja parceira da nova agência de fomento que está sendo formatada pelo Estado, uma vez que o Sicredi se encontra em 136 dos 141 municípios mato-grossenses. “Em vez de o Estado ter agência de fomento em todos os municípios, a gente utilizaria a estrutura já existente do Sicredi para trabalhar com as linhas de crédito do Estado”.
Segundo o secretário, outro ponto discutido na reunião foi em relação ao Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), que precisaria ser mais abrangente. “Uma das maneiras de fazer isso seria repartir o recurso com os bancos cooperativos e não somente com o Banco do Brasil”. Por conta disso, a Sedec tem mantido conversas com o Ministério da Integração Nacional e o Fórum dos Governadores do Brasil Central para que o recurso seja melhor distribuído dentro de outras instituições financeiras.
Conforme João Spenthof, presidente da Central Centro-Norte do Sicredi, que abrange os estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, com a parceria o principal beneficiado seria o pequeno agricultor e a agricultura familiar. O presidente ressaltou que em Mato Grosso 20 cidades só contam com o Sicredi como instituição financeira, o que aumenta a importância da parceria.