PUBLICIDADE

Governo ainda não sabe causa do apagão em mais de 90 cidades de Mato Grosso

PUBLICIDADE

O Operador Nacional do Sistema Elétrico ainda não sabe o que causou o apagão de até duas horas em Mato Grosso, ontem à noite, além de parte de Rondônia e também o Acre. A assessoria informou, esta manhã, ao Só Notícias, que ainda vai ocorrer uma reunião com representantes das concessionárias do estados atingidos para o levantamento de detalhes. Não há prazo para divulgar o que exatamente ocorreu. “Pode ser que sejam necessárias visitas a campo ainda para a emissão do relatório”.

A assessoria informou, a princípio, que técnicos constaram que o problema pode ter ocorrido por falha em uma das linhas da Energisa, a concessionária do serviço em Mato Grosso. “Isso a princípio, mas ainda não se sabe o que motivou”, reforçou. “O sistema de segurança foi acionado para evitar o efeito dominó, isolando a área que ficou sem energia”, acrescentou.

Em nota, a assessoria da Energisa apontou que a ocorrência não tem relação com as redes de distribuição da empresa, que está aguardando que o Operador Nacional do Sistema (ONS) apure as informações sobre as causas da interrupção e sobre as providências que serão tomadas a respeito.

“A interrupção começou as 19h10 e afetou 93 dos 141 municípios de Mato Grosso, incluindo Cuiabá e Várzea Grande, a Baixada Cuiabana e as regiões Oeste, Centro Norte e o Nortão. Na região Sul, apenas Campo Verde, Nova Brasilândia e Planalto da Serra foram afetadas e não houve interrupção da região do Araguaia. No total, 72% dos consumidores ficaram sem energia (897 mil das 1,243 milhão de unidades do Estado)”, aponta o documento.

Ainda segundo a empresa, a energia começou a ser restabelecida em 14 minutos, às 19h24, e foi feita de forma gradual, de acordo com a orientação do ONS. A maioria dos consumidores teve a energia religada até às 20h. Parte dos municípios foi normalizada antes das 20h30 e os demais até às 21h14.

Conforme Só Notícias já informou, Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e dezenas de cidades mato-grossenses tiveram blecaute. A interrupção no fornecimento de energia começou por volta das 19h. Na capital, o serviço foi reestabelecido às 19h55 e em Sinop, 20h30. O retorno foi gradual já que em Sorriso, por exemplo, durou cerca 1h30. Em Nova Mutum, 2h. O total de cidades atingidas não foi divulgado.

Só Notícias apurou que ainda tiveram falta de energia praticamente todas cidades do Nortão, como Matupá, Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, Colíder, Nova Canaã do Norte, além da região metropolitana de Cuiabá e outros municípios como Chapada dos Guimarães, Nobres, Cáceres, Campo Verde e Tangará da Serra.

(Atualizada às 10h20)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...
PUBLICIDADE