PUBLICIDADE

Geração de energia cai 19% em agosto em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A geração de energia em Mato Grosso reduziu 19,59% em agosto ante o mês anterior. Em julho, o conjunto de usinas do Estado gerou 1.074,58 MW médios, enquanto no mês seguinte caiu para 864,03 MW médios. A geração vem encolhendo desde abril, quando chegou a 5,5%, e teve seu pico em junho, com baixa 37,31%. Os dados são do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), ligado ao Ministério de Minas e Energia.

Uma das explicações está na desativação da Usina Governador Mário Covas (Termelétrica de Cuiabá), que ocorreu justamente em junho, quando a Petrobras rompeu o contrato de fornecimento de gás natural por violação à cláusula anticorrupção, após vazamento do conteúdo do acordo de leniência assinado pelo sócio da J&F, Joesley Batista, com o Ministério Público Federal e a Polícia Federal.

De acordo com o economista e doutor em Planejamento Energético, José Manuel Marta, a queda também está associada à redução dos reservatórios das hidrelétricas. “A queda nas hidrelétricas é decorrente da redução nos reservatórios e em Mato Grosso temos exemplos que podem ter reduzido, como as hidrelétricas do Manso, do Rio Correntes e do Jaurú, porque se não tem água reduz a geração”, explica. “E o crescimento geralmente está associado ao aumento do consumo e à reativação das térmicas, que ocorre quando os reservatórios estão secos”.

Manuel Marta aponta que a desativação da Termelétrica de Cuiabá também pode estar influenciando os resultados, já que a térmica com capacidade para geração de 480 MW por dia, suficientes para abastecer 40% da energia consumida no Estado até poucos anos, está desativada há 3 meses. “Não dá para pensar de maneira local, já que o sistema é interligado nacionalmente, mas termelétrica daria um reforço na geração”. (KA).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE